para este motor agarrar só mesmo andando sem óleo, é possível a bomba estragar-se, mas é raro.
o óleo tem que ser 10w40, se alteram a viscosidade a bomba pode entupir, outra razão para as bombas entupirem é a degradação do motor, se os segmentos começarem a partir ou o próprio embolo começar a lascar esses restos vão para o cárter e por conseguinte para a bomba de óleo, com restos metálicos a bomba entope, mas isso não quer dizer que seja problema do tigra, acontece com qualquer carro.
Alterar a viscosidade pode originar pode levar ao motor colar, ao alterar para 5w40 ou o 10w50 a alteração não é muita, mas a longo prazo dá mau resultado, isso faz-se nos carros novos para ir habituando o motor, o nosso motor já tem vícios.
os números no óleo significam a sua viscosidade, o 10 significa que tem uma viscosidade de 10 a frio, o 40 que tem viscosidade 40 a quente, quanto maior for o número mais liquido é o óleo, quanto mais liquido for o óleo menos lubrifica pois vai escorrer como água quanto mais espesso for o óleo mais lubrifica mas entra em menos cantos muito necessários.
Exemplo:
No caso do tigra um 10W40.
Quando o motor tá frio tem uma viscosidade de 10, significa que esta viscosidade foi testada para que o motor aqueça mas não gripe.
No seu regime de funcionamento normal a viscosidade está entre os 20 e 30, dependendo da temperatura do motor, é quando ele foi testado para lubrificar todos os segmentos e êmbolos e ouras peças que precisam de ser lubrificadas.
Quando ele se encontra na temperatura máxima, num dia de muito calor parado no para-arranca, a temperatura chega próxima dos 100º nessa altura o óleo tem uma viscosidade de 40, significa que ele está lá para se "enfiar" em todos os buraquinhos possíveis para ajudar a refrigerar o motor e evitar que ele gripe.
Ao aumentar ou reduzir as viscosidades vai alterar todo o funcionamento do carro.