corsa tá superaquecido trabalhando a 100° já é antigo. O que gera preocupação a todos qndo se fala 100° é aquele conceito de ciências que aprendemos nos primórdios de nossos estudos: a água evapora a 100°!!! porém a pressão atmosférica a nível do mar.
No sistema de arrefecimento do veículo a pressão de trabalho ali é outra, além do líquido conter mistura de água desmineralizada + aditivo, o que muda totalmente a temperatura de evaporação deste. Por motivo de projeto a GM encarou que essa temperatura de trabalho "podendo" chegar a 100° está dentro de um parâmetro para o bom funcionamento do propulsor.
Se vc reparar bem no painel do seu carro no ponteiro de temperatura, a escala onde encontra o 100° não está na faixa vermelha (sinal de preocupação, desligar carro, etc) o que demonstra que está numa temperatura normal dentro da situação em que o motor se encontra naquele momento que está sendo solicitado.
Em resumo seria normal:
1)vc rodando em estrada, trânsito livre, velocidade de cruzeiro 90 a 120 km/h = temperatura fica colada em 90°
2)Vc rodando em cidade, trânsito livre, mas vez em qndo um sinal fechado, parada em cruzamentos = variando entre 90 e 97°
3)Vc rodando em cidade e estrada, congestionado e/ou parado = temperatura chega por volta dos 100° porém o sistema entrando em ação oscilando-a para baixo até 93° depois aumenta novamente por volta dos 100° e fica nessa oscilação pois tá tudo parado, sol torrando, ventilação natural na colméia do radiador nula, então a ventilação forçada encarrega de manter temperatura nesses parâmetros.
Motivo de preocupação é se a temperatura começar a passar dos 102° indo para a faixa vermelha do painel, aí tem que parar o veículo e corrigir a causa do superaquecimento.
Abraço
vi isto na net pensei que pudesse acalmar o pessoal mais leigo em relação ao tigra (como eu:lol!: )
e como agora é verao a ventoinha dispara mais:scratch: