O Tigra foi baseado num carro conceito com o mesmo nome e construído sobre a plataforma da segunda geração do Opel Corsa. No entanto, O corpo não é partilhado com o do modelo que foi baseado, e o visual interior era muito diferente, com um arranjo 2+2 lugares. A versão de produção do veículo foi apresentada no Frankfurt Motor Show em 1993, com a produção que começou no início de 1994.
O Tigra estava disponível com dois motores a gasolina, da família Ecotec, uma mais acessível com motor 1.4 L com 90 cv (66 kW), e uma versão mais desportiva, alimentada pelo motor de 1.6 L com 110 cv (78 kW), ambos a partir do Corsa GSi. Ambos foram DOHC (dupla árvore de cames à cabeça), com 16 válvulas e motores com injeção eletrónica de combustível. O menor estava disponível com um cambio de 5 velocidades, opcional automático.
Adicionado ao mercado de massa, uma suspensão foi ajustada pela Lotus. No entanto, o carro foi sobrepeso, com 150 kg (330 lb) ao longo dos modelos Corsa motor equivalente. Aceleração 1.6 L sobre o modelo foi de 10,5 segundos, um segundo mais lento que o Corsa GSi. No entanto, uma maior velocidade máxima de 203 km / h (126 mph) indenizado por problemas na aceleração. Esta velocidade aumento foi obtido graças a velocidades mais elevadas, arrastar um menor coeficiente de 0.31, e norma de rodas aro 15 sobre o modelo mais potente.
Infelizmente a versão conversível apresentada em Amsterdão nunca entrou em produção.
O carro foi importado pela Chevrolet e vendido como o Chevrolet Tigra no Brasil, e no México e como Vauxhall Tigra no Reino Unido.
Devido ao seu preço extremamente elevado quando comparado aos similares concorrentes, e muito mais baixo desempenho, o carro foi um fracasso no México. Muito poucos exemplares sobreviveram.
O brasileiro Chevrolet Tigra foi importado por apenas alguns meses, entre final de 1998 ao início de 1999, devido a uma súbita desvalorização do real, o que obrigou General Motors do Brasil dar fim a importação. Apenas o modelo 1.6 L foi importado, para efeitos fiscais. As rodas aro 15 também foram trocadas por rodas aro 14 mais acessíveis.
Depois de uma ausência de quatro anos, o Opel Tigra ressuscitou em 2004 como um novo carro desportivo baseado no Corsa C. O Tigra Twin Top, é um coupé conversível de 2 lugares com um teto rígido retrátil.
Tal como o seu antecessor, o Tigra Twin Top está disponível com dois motores alimentados a gasolina. O modelo base utiliza o motor de 1.4 L, mas agora o motor Twinport Ecotec, diferente da anterior geração de 1,4, enquanto que o top de linha utiliza o Ecotec 1.8 L a partir do Corsa GSi. Uma versão econômica, usando o motor multijet da Fiat 1.3 L diesel, introduzido em 2005.
A segunda geração é comercializada na Austrália como Holden Tigra, a série XC apenas com o motor de 1,8 L.