Boas.
Os TwinTop já tem uns aninhos e com os km e idade vêm os problemas.
Um ponto positivo desde já, não é fácil encontrar discussões sobre este carro, significa que raramente dá problemas, ou se os dá ninguém procura ajuda na internet.
Seja qual for o problema, procura ajuda especializada, caso não tenhas o equipamento necessário ou não te sintas a vontade para a manutenção ou reparação do Tigra, aconselho a ir a um mecânico especializado.Luz de avaria de motorProblema: Se a luz de gestão do motor, no painel de instrumentos acende, então é quase provável uma falha com um dos sensores. O sensor mais comum para ir nestes carros é o sensor da árvore de cames. No entanto pode ser um dos outros.
Solução: Fazer verificação de diagnóstico para garantir que é este o problema. Se for, provavelmente terá que substituir o sensor da árvore de cames. Se for outro sensor, então terá que substituir este outro sensor para resolver o problema.
Fuga de líquido de travões na parte traseira.Problema Se notaste algum líquido de travões a volta dos tambores traseiros, o mais provável é que o cilindro de roda esteja danificado ou em falta.
Solução: Para resolver este problema, tens de sangrar o sistema de travões e substituir o cilindro de roda em questão. Uma vez feito isto voltar a encher o depósito de líquido de travões, cuidado para não criar bolhas de ar no sistema, e deve resolver o problema.
Problema no teto de abrir.Problema Já nos tigras da primeira geração, os tetos de abrir davam problemas. Nos twintop visto serem convertíveis não é incomum a ter problemas com o teto ou na inicialização do mesmo. Isto pode ser causado por um feixe de cabos com defeito ou um solenoide danificado.
Solução: Depois de ter identificado o problema (cabos, ou solenoide), é só preciso substituir o equipamento danificado.
Água nos pésProblema Se tens água a escorrer para os pés podes ter 2 problemas. Um prende-se com a drenagem da chuva a infiltrar-se no veículo. Outra ser líquido anticongelante.
Solução: Para resolver este problema tens de descobrir qual dos problemas é. Se for liquido de anticongelante será da cor do anticongelante, se for transparente e só acontecer quando lavas o carro ou quando chove, provavelmente é só água. Depois de verificar qual é o problema, se for água tens que remover qualquer lamaçal, folhas, etc que se acumulam ao longo dos furos de drenagem. Depois de ter removida a sujidade, despeja um pouco de água bem quente até a agua sair pelo devido furo.
Caso seja liquido anticongelante, o mais provável é teres o radiador da sofagem estragado, ou um dos tubos que para lá se dirige danificado, neste caso a solução é trocar o velho e substituir por novo. Esperemos que isto resolva o problema.
Motor desliga-se quando em marcha lenta ou ao relantim.Problema Num Tigra tanto na primeira versão como no TwinTop, como em muitos outros Opel, isso é bastante comum. As 2 principais causas para isso são ou a válvula de relantim ou o sensor de conta km (conhecido como bicha de conta km) não funcionar correctamente.
Solução: Fazer um diagnóstico de erros para saber quais as peças exatas. Depois de ter identificado exatamente qual o elemento danificado, é substituir a peça para corrigir o problema.
Falha no sistema ABSProblema É possível neste sistema, a umidade entrar na unidade de comando ABS causando avarias no sistema ABS.
Solução: Se notas que o ABS está a funcionar mal, ou dá erro no painel, ou não funciona de todo, faz um diagnóstico de erros, se acusar alguma coisa é possível que tenhas de substituir toda a consola de unidade de comando do ABS, se não encontrar verifica os fusíveis. É possível também ser o fio de terra a fazer mau contacto, se for este o caso, terás que limpar o contacto do fio de terra e isola-lo das umidades.
Airbag de passageiro soltoProblema Controlo de qualidade constantes revelaram que em alguns veículos os parafusos de fixação de montagem airbag do lado do passageiro não foram apertados corretamente. Isto poderia resultar no mau funcionamento do Airbag.
Solução: Apertar os dois parafusos de fixação de airbag.
Controlo de tracção/volante soltoProblema Sentes a direcção muito pesada ou demasiado solta. O anel de retenção da engrenagem de pinhão pode estar fora do sitio ou danificado. No pior dos casos o pinhão transmissão pode perder tracção, resultando em perda de controle da direção.
Solução: Substituir o sistema de direcção, ou caso seja necessário, a unidade de controlo de tracção.
Espero ter ajudado.