Número de Mensagens : 334 Idade : 33 Localização : Caldas da Rainha Data de inscrição : 02/03/2014
Assunto: Vida Própria Sáb Mar 15, 2014 8:37 pm
Boas malta,
Na terça feira pequei na minha fera e fiz me ha estrada, ha vinda dei uma puxadas dele e fiz duas ou três reduções mais violentas (só o motor a travar nas 3 ou 4mil), depois disso ele nao baixava a rotação abaixo das 2mil sem que o pé estivesse no acelerador, mas como as vezes ele tinha essa mania por ter a borboleta suja eu não liguei muito, mas com o andamento (na cidade ) estava a ficar pior, comecei a ficar mais preocupado, ao sair da cidade numa recta com o carro em ponto morto puxei mesmo ate fundo para ver se ele ia ao sitio, fiz pior, agora nao baixava das 5mil e ia as 7mil sozinho, sempre assim num vai e vem, ai o meu coração é que parou. Encostei ha borda, com o carro desligado abri o capo e acelerai 3 ou 4x mesmo no motor junto ha borboleta, na esperança que ela fecha-se, liguei sem acelerar e la vai ele as 7mil. Com ele assim ainda andei 10km ate ha oficina aqui perto de minha casa, tive de parar num semáforo, era tudo a olhar para mim (que vergnha ). Na oficina estiveram a olhar a ver aqui ali e nada, mesmo ligado no scan nao dava nada. Tive de o deixar la, mas avisarão me que podia ser a junta da admissão ou a borboleta partida (caiu me tudo ao chão). Ao fim da tarde ligam me da oficina a dizer que ja estava resolvido, afinal era apenas um pequeno tubo em borracha (parecia me que era o tubo onde agarra a borboleta, 10cm de comprimento e uns 5 de largura).. Mesmo assim tudo ficou em 76€
Carlos Silva Membro Gold
Número de Mensagens : 302 Data de inscrição : 17/09/2012
Assunto: Re: Vida Própria Sáb Mar 15, 2014 10:13 pm
infiltrado se fosse a borboleta, arranjava-te uma. espero que o tigra agora esteja impecável e prontos para mais uns abusos
Duarte Admin
Número de Mensagens : 1787 Idade : 47 Localização : Samora Correia Data de inscrição : 19/08/2011
Assunto: Re: Vida Própria Sáb Mar 15, 2014 10:42 pm
Carlos Silva escreveu:
infiltrado se fosse a borboleta, arranjava-te uma. espero que o tigra agora esteja impecável e prontos para mais uns abusos
Os €€€€ que pagas-te a mais deve de ser mão de obra o tubo não custa mais que 20€ O scan não dava nada porque não era um probelema de valvulas... Um abraço
infiltrado Membro Gold
Número de Mensagens : 334 Idade : 33 Localização : Caldas da Rainha Data de inscrição : 02/03/2014
Assunto: Re: Vida Própria Sáb Mar 15, 2014 11:12 pm
o tubo acho que custou ha volta de 10€ a mao de obra a 20€\h é puxado a borboleta acho que tb conseguia tirar do corsa (deve ser igual), mas obrigada na mesma Carlos Silva. disseram me que tb teve de levar outro tubo de combustível que custou 2€ e tal, nao percebi muito bem porque....
Pinto Admin
Número de Mensagens : 2720 Idade : 38 Localização : Beja/Carregado Data de inscrição : 15/12/2008
Assunto: Re: Vida Própria Dom Mar 16, 2014 10:33 am
não te podes esquecer que tens um carro velhote, as peças não são novas, no momento em que ele saiu se calhar não se importava com essas reduções. para teres um motor bom para isso no tigra tinhas que gastar algum a trocar tudo o que tivesse em mau estado, incluindo tubagens velhas e ressequidas. Parecendo que não as tubagens de vácuo são muito importantes neste motor. O que te aconselho visto que gostas de puxar pelo carro é anulares a EGR.
infiltrado Membro Gold
Número de Mensagens : 334 Idade : 33 Localização : Caldas da Rainha Data de inscrição : 02/03/2014
Assunto: Re: Vida Própria Dom Mar 16, 2014 11:49 pm
Pinto escreveu:
não te podes esquecer que tens um carro velhote, as peças não são novas, no momento em que ele saiu se calhar não se importava com essas reduções. para teres um motor bom para isso no tigra tinhas que gastar algum a trocar tudo o que tivesse em mau estado, incluindo tubagens velhas e ressequidas. Parecendo que não as tubagens de vácuo são muito importantes neste motor. O que te aconselho visto que gostas de puxar pelo carro é anulares a EGR.
como fonciona isso de anular a EGR??
Convidado Convidado
Assunto: Re: Vida Própria Seg Mar 17, 2014 9:55 am
concordo com o pinto, os tigras ja nao tem idade para reduções muito fortes
Pinto Admin
Número de Mensagens : 2720 Idade : 38 Localização : Beja/Carregado Data de inscrição : 15/12/2008
Assunto: Re: Vida Própria Seg Mar 17, 2014 12:44 pm
Infiltrado escreveu:
como fonciona isso de anular a EGR??
no youtube tens varios videos a expplicar e a mostrar como se faz, em corsas, mas o tigra é igual. A EGR é uma válvula que recicla os gases de escape, ou seja, pega nos gases e reenvia-os para a admissão para aquecer o ar e reduzir as emissões. Na teoria tudo muito bem, mas na pratica e visto que os nossos carros não caminham para novos, juntamente com esse ar vem impurezas, como oleo queimado, carvão e possivelmente alguns detritos derivados do tempo de uso. Ao Anulares a EGR vais evitar que esses detritos voltem para a admissão e se calhar ganhas um pouco mais de potencia (à quem diga que fica igual), ao fazeres isto vai-te acender a luz de avaria de motor quase de certeza, mas já sabes do que é.
Para anulares basta uma chapinha, que até podes fazer cortando de uma lata de refrigerante, na saida da egr, facil e barato.
infiltrado Membro Gold
Número de Mensagens : 334 Idade : 33 Localização : Caldas da Rainha Data de inscrição : 02/03/2014
Assunto: Re: Vida Própria Seg Mar 17, 2014 1:00 pm
Pinto escreveu:
no youtube tens varios videos a expplicar e a mostrar como se faz, em corsas, mas o tigra é igual. A EGR é uma válvula que recicla os gases de escape, ou seja, pega nos gases e reenvia-os para a admissão para aquecer o ar e reduzir as emissões. Na teoria tudo muito bem, mas na pratica e visto que os nossos carros não caminham para novos, juntamente com esse ar vem impurezas, como oleo queimado, carvão e possivelmente alguns detritos derivados do tempo de uso. Ao Anulares a EGR vais evitar que esses detritos voltem para a admissão e se calhar ganhas um pouco mais de potencia (à quem diga que fica igual), ao fazeres isto vai-te acender a luz de avaria de motor quase de certeza, mas já sabes do que é.
Para anulares basta uma chapinha, que até podes fazer cortando de uma lata de refrigerante, na saida da egr, facil e barato.
Percebi a ideia, mas nao grande faz dessas alterações em que deixe o sistema baralhado e intrepretando avaria, tb nao tenho qualquer experiencia com alteraçoes no motor, quando é para substituir um coponete por outro mais agrecivo tudo muito bem, tipo um filtro de ar cónico, agora bloquear , nao me parece muito certo.. Sou um pouco picuinhas neste assunto..
Carlos Silva Membro Gold
Número de Mensagens : 302 Data de inscrição : 17/09/2012
Assunto: Re: Vida Própria Ter Mar 18, 2014 9:21 am
depois levas a alguém com o tec 2, ou sitio onde façam repros e tratam-te de anular electronicamente a egr e tá feito
MYKEL Membro da Casa
Número de Mensagens : 657 Idade : 30 Localização : Porto - Matosinhos Data de inscrição : 27/06/2013
Assunto: Re: Vida Própria Ter Mar 18, 2014 3:40 pm
boas, entao como esta o teu tigra? ja esta melhor?
abraço
infiltrado Membro Gold
Número de Mensagens : 334 Idade : 33 Localização : Caldas da Rainha Data de inscrição : 02/03/2014
Assunto: Re: Vida Própria Ter Mar 18, 2014 11:31 pm
Bem, com a repro parece me melhor . Mas acho que nao vou mexer desse assunto por em quanto.
MYKEL: boas, o tigra vai caminhando para bom, des que o comprei ja tem oleo (BP visco 5000 10\40) filtro de oleo e ar, no domingo troquei as velas o termostato e o liquido , comprei puro e fiz eu a mistura...
em relação ao pequeno incidente que tive, ate agora esta tudo ok, e ainda bem....
Tenho de ver se lhe tiro umas fotos para por aqui para a malta
Convidado Convidado
Assunto: Re: Vida Própria Qua Mar 19, 2014 10:30 am
repro
Carlos Silva Membro Gold
Número de Mensagens : 302 Data de inscrição : 17/09/2012
Assunto: Re: Vida Própria Qua Mar 19, 2014 4:06 pm
Luis o teu se não me engano dá para fazer repro tbm. O da egr foi até onde percebi é preciso desactivar electricamente
Convidado Convidado
Assunto: Re: Vida Própria Qua Mar 19, 2014 4:42 pm
repro num carro a gasolina, tando o motor stock, axo k so soldando uma resistencia, mas nessa materia nao percebo nada de nada
Pinto Admin
Número de Mensagens : 2720 Idade : 38 Localização : Beja/Carregado Data de inscrição : 15/12/2008
Assunto: Re: Vida Própria Qua Mar 19, 2014 5:08 pm
luisxota escreveu:
repro num carro a gasolina, tando o motor stock, axo k so soldando uma resistencia, mas nessa materia nao percebo nada de nada
podes sempre por chip de potencia, é bem melhor num carro a gasolina, mas num tigra de origem não aconselho, é meio caminho andado para gripar o motor. O que se estavam a referir não é bem uma repro, é no computador de analise apagar o erro permanentemente, que se pode fazer fisicamente através duma marosca no cabo da egr (que não sei fazer).
Convidado Convidado
Assunto: Re: Vida Própria Qua Mar 19, 2014 6:19 pm
ah ok Pinto, desconhecia mesmo, eu no coração não mexo, so se fosse ai uns coletores em inox, ou num 2.0 mas depois nas inspeçoes era o caraças
infiltrado Membro Gold
Número de Mensagens : 334 Idade : 33 Localização : Caldas da Rainha Data de inscrição : 02/03/2014
Assunto: Re: Vida Própria Qua Mar 19, 2014 10:37 pm
Acho que esses assuntos das repro e chips, acho que só faz sentido com algumas alterações no coração como o Luis diz.
Bem até se pode fazer repro, mas coisas mínimas, agora dar mais 50cv por repro e depois o motor nao tem preparação para tal..
É a minha opinião, pois nao tenho qualquer conhecimento sobre estes assuntos....
Carlos Silva Membro Gold
Número de Mensagens : 302 Data de inscrição : 17/09/2012
Assunto: Re: Vida Própria Qua Mar 19, 2014 10:51 pm
não quero afirmar com certeza mas as centralinas a partir de 97 são diferentes e programáveis. Repro num NA ganhas no máximo 10cv e nem isso ganhas. Não é nada mais que um novo mapa da "Potência", que só compensa em turbinados pq tens as pressões do turbo para brincar e para dar binário e cavalagem, a que rotações queres e afins
infiltrado Membro Gold
Número de Mensagens : 334 Idade : 33 Localização : Caldas da Rainha Data de inscrição : 02/03/2014
Assunto: Re: Vida Própria Qua Mar 19, 2014 11:00 pm
Carlos Silva escreveu:
não quero afirmar com certeza mas as centralinas a partir de 97 são diferentes e programáveis. Repro num NA ganhas no máximo 10cv e nem isso ganhas. Não é nada mais que um novo mapa da "Potência", que só compensa em turbinados pq tens as pressões do turbo para brincar e para dar binário e cavalagem, a que rotações queres e afins
Assim ja faz mais sentido Carlos, ja deu para perceber mais qualquer coisa